Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Imóvel em Alagados é cedido à OSID para criação de nova Instituição de Longa Permanência para Idosos

30 de June de 2025

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) passam a contar com um novo espaço para ampliar suas ações voltadas ao cuidado com a pessoa idosa. Na última quinta-feira (26), foi formalizada a cessão em comodato de um imóvel localizado em Alagados (Salvador), anteriormente utilizado pela Congregação das Missionárias da Caridade. A área foi transferida à OSID pelo órgão público Habitação e Urbanização da Bahia S/A (URBIS) e será destinada à implantação futura da nova Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). A cerimônia de assinatura do termo contou com a presença da superintendente das Obras Sociais, Maria Rita Pontes; do liquidante da URBIS, Rogério Costa; e de religiosas da Congregação fundada por Santa Teresa de Calcutá.

Com a cessão, o local acolherá o projeto de fundação da ILPI, que abrigará os idosos residentes do Centro de Geriatria e Gerontologia da OSID. O novo espaço contará com uma estrutura mais adequada à moradia, a partir da readequação completa do imóvel. A proposta prevê ainda a aquisição de mobiliário específico, promovendo mais liberdade para os idosos, que poderão realizar suas atividades cotidianas com maior autonomia, inclusive usando roupas comuns em substituição aos trajes hospitalares utilizados no centro geriátrico. “Eles continuarão recebendo toda a assistência médica, mas com o aconchego de uma casa, com jardim e outros ambientes mais voltados a uma moradia. Ou seja, um novo lar”, ressalta Maria Rita. Segundo explica, a transferência do imóvel e o projeto em curso simbolizam também para a OSID um retorno às origens, já que foi em Alagados, em 1935, que Santa Dulce dos Pobres iniciou sua missão junto aos mais necessitados.

Atualmente, o projeto da Instituição de Longa Permanência para Idosos está em processo de elaboração e, posteriormente, seguirá para a fase de captação de recursos. Já as religiosas da Congregação das Missionárias da Caridade passarão a ocupar um outro imóvel das Obras Sociais Irmã Dulce, onde instalarão o Convento e darão continuidade aos seus projetos sociais. Para o liquidante da URBIS, Rogério Costa, a oficialização da transferência representa um novo capítulo no acolhimento a quem mais precisa: “São plantios como esse que fazem a diferença. Acredito que ali será um lugar abençoado, com muitas vidas direcionadas para o caminho do bem e da paz”, afirma.

Imóvel em Alagados é cedido à OSID para criação de nova Instituição de Longa Permanência para Idosos